sábado, 26 de abril de 2008

Alunos do Colégio Damas visitam o Rio Capibaribe




por Hildo Neto *


Depois de fazer uma pesquisa bibliográfica e aprofundar os conhecimentos sobre o Rio Capibaribe na sala de aula, os alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental II, do Colégio Damas, envolvidos no Projeto Rios do Mundo, visitaram, na sexta-feira (19), um trecho do rio, na altura do Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, Zona Norte do Recife.

Eles atravessaram o rio de barco, caminharam pelo mangue, colheram depoimentos, fotografaram e conheceram de perto a realidade do Capibaribe. “É diferente quando vemos a poluição de perto. É incrível como tem lixo e as pessoas não se conscientizam”, constatou a aluna da 7ª série, Pollyana França.

Sujeira dos esgotos jogados diretamente no rio, muitas garrafas e sacos plásticos, latas, entre outros objetos. “As pessoas jogam de tudo. Já vi sofá e, de vez em quando, passa até cavalo morto. É de dar dó. Tomei tanto banho nesse rio, mas, hoje em dia, não boto nem o pé”, afirmou o barqueiro Zonilton Parangaba, 58 anos, que tira o sustento da família do transporte de pessoas de uma margem à outra do Capibaribe.

Ele reclama da falta de consciência da população e do descaso dos órgãos públicos. “A situação está crítica. As pessoas não param de poluir. Antigamente, pescava até camarão, hoje, mal tem peixe. Em época de campanha alguns políticos aparecem aqui, mas depois somem”, disse o barqueiro.

A professora Elizabeth Andrade, orientadora do projeto ao lado do professor Lucílvio Silva, explicou que a visita serviu para os alunos produzirem coletivamente um conceito sobre o Capibaribe. “Eles observaram todos os aspectos do rio e irão transformar isso em arte, a partir do aprendizado que tiveram”.

Com o tema Rio das Possibilidades, os alunos do Colégio Damas estão engajados no projeto Rios do Mundo desde o dia 7 de abril, quando receberam as primeiras orientações. A partir desta semana, começam os encontros com os arte-educadores que vão orientá-los na elaboração do mural artístico, um retrato da realidade de uma das maiores fontes de água doce do Brasil.


*Hildo Neto é estagiário de jornalismo da Assessoria de Imprensa do Colégio Damas.


Camila Maciel
Assessoria de Imprensa
Colégio Damas - Recife
(81) 3241 6690 // 99386367
www.colegiodamas.com.br

Um comentário:

VERONICA PEREIRA disse...

Estou imensamente feliz por meu filho estar participando desse magnifico projeto.
Desejo sucesso a todos que estao envolvidos ensse trabalho.
Veronica Emerenciano