segunda-feira, 31 de março de 2008

Proposta Workshop[Diogo Tode&Ghustavo Tavora]

Todo planejamento vem sendo acompanhado por Beatriz Brenner, nossa orientadora no Projeto Rios do Mundo.

Bases conceituais

Coletivismos, autoria coletiva, sociedade imagética, educomunicação, ações poéticas, arte relacional, ecologia, ativismo, liberdade de criação, expressão e difusão de idéias, o meio urbano, meio para a arte.

PLANO DE AULA

Aula 01: Apresentação Geral

Apresentação do projeto (objetivos conceitos e metas);

Apresentação dos arte-educadores;

Dinâmica em grupo. Cada aluno deve ilustrar sua relação com o rio e assim se apresentar à turma, tentando construir um mapa coletivo da vizinhança deles mesmos em relação ao Rio Capibaribe. Finaliza-se esta dinâmica com a comparação do mapa coletivo ao mapa real da cidade, onde localizaremos o rio real;

Dialogo aberto sobre o tema de cada escola: Que elementos visuais e materiais esse tema nos revela?

Apresentação da linguagem – ilustração sobre fotografia. Apresentação de obras criadas por vários artistas que se utilizam desta técnica. Um momento para “alimentar” os olhos dos alunos e estimular a criação.

Aula 02: Imersão Autoral

Este será o dia mais poético de todo encontro. Iremos visitar o Capibar, sede do movimento Recapibaribe. Começaremos o dia com um momento de “alimentar” a alma poética dos alunos, apresentaremos obras artísticas em contexto urbano. Posteriormente iremos realizar uma breve vivencia sobre intervenção urbana. Cada aluno irá construir uma série de origamis de barco em papel orgânico. Estes serão soltos ao Capibaribe. Todos, alunos e facilitadores, irão registrar fotograficamente esta ação. Tais fotografias serão usadas no encontro posterior.

Então, coletivamente iremos pensar um momento de intervenção que será realizada in loco, as margens do rio (a definir em grupo). Este momento de dialogo se faz necessário para que o grupo decida qual o “símbolo” que represente poeticamente o Capibaribe dentro do universo do tema pesquisado. Assim planejaremos a ação que será executada em um momento posterior, quando será produzida a fotografia-base para a obra.

Aula 03: Exercícios sobre a Técnica

A partir das fotografias de barcos lançados ao mar, iremos escolher uma que será trabalhada (simulação do momento de edição a ser realizado em resultado final). Abriremos então uma ampla conversa sobre as possibilidades de intervenções urbanas. Posteriormente faremos exercício de ilustração com os desenhos dos alunos, aplicando-os sobre a foto escolhida (também um outro momento de simulação que será vivido para obra final). Este exercício é apenas uma simulação sobre a técnica e o processo a ser vivido, ainda não será o resultado final. Porém, a partir daí, o alunos terão uma clara visualização e dimensão da experiência a ser vivida em todo processo de criação da ação.

Aula 04: Ação in Loco

Neste dia os alunos construirão coletivamente a intervenção no trecho do Capibaribe escolhido pela turma. A partir do planejamento da aula anterior construiremos uma ação de arte (intervenção urbana ou site specific). A ação nos trará numa serie de imagens (fotografias) geradas pelos arte-educadores e integrantes da turma. Uma fotografia será a utilizada na obra.

Aula 05: Desenho para Ilustração

Iremos fazer uma edição conjunta sobre o banco de imagens gerado pela intervenção. Uma vez escolhida a fotografia-base para a obra, os alunos irão desenhar e/ou pintar, individualmente e sobre o tema de sua escola. Esses desenhos serão digitalizados e aplicados sobre a fotografia-base. O procedimento de digitalização e tratamento dos desenhos serão feitos pelos arte-educadores no escritório do British Council.

Aula 06: Finalização da Obra Coletiva.

Com todo o material editorado, digitalizado e tratado. Comporemos o resultado final da obra. Caberá aos instrutores simplesmente mediar a construção da obra – construção técnica – pois a composição e estética do trabalho será feita em dialogo coletivo. Neste momento contemplaremos a obra e será realizada uma avaliação sobre o processo de construção.

Avaliação de monitoramento semanal

A cada semana, nas sextas pela manhã, os facilitadores do workshop e equipe do conselho britânico (se possível com os professores das escolas envolvidas) se reunirão para verificar se as ações e caminhos escolhidos estão de acordo com as expectativas do projeto.

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